O seu negócio chegou às férias, mas não tira férias. A vida de um empresário tem uma intensidade que muitas vezes nem nas férias temos o nosso descanso.
Muito importante é aproveitar este momento, e parar para retemperar energias , carregar baterias e ganhar a força necessária para elevarmos os nossos negócios e as nossas empresas até ao final do ano que está já ali.
O equilíbrio físico e emocional de um empresário é fundamental para que possa tomar as melhores decisões e opções para a sua vida (pessoal e empresarial).
Um empresário é um conjunto de várias pessoas, que tem necessidade de desempenhar várias funções (independentemente da dimensão do negócio) e apenas com o equilibro atrás mencionado consegue focar o seu negócio e desenvolvê-lo de acordo com os seus objetivos.
Mas então, neste momento em que já estamos a entrar na reta final deste ano de 2024 já fez o seu balanço? E projetou o resto do ano que falta cumprir? Ainda tem um conjunto de investimentos, financiamentos e outras decisões de natureza operacional a tomar?
Um empresário tem sempre muitas questões, às quais procura responder no seu dia-a-dia. O trabalho do empresário nunca está concluído, e nesta fase já poderá e deve preparar o seu orçamento de atividades para o ano de 2025.
Durante o ano de 2024 ocorreram certamente eventos e circunstâncias que permitem agora corrigir algumas projeções que foram incluídas no orçamento de 2024.
Muitas vezes quando paramos, e deixamos de estar “dentro” das operações, temos a possibilidade de pensar o negócio.
Pensar é fundamental num negócio, pois a partir do pensamento o empresário e a sua equipa de gestão podem definir melhor estratégias nas diferentes áreas de intervenção da gestão, bem como otimizar procedimentos e procurar soluções que possam ser inovadoras e disruptivas no mercado.
Podemos sempre fazer melhor, mas temos de estar predispostos a aceitar que o podemos fazer. Procurar novas ferramentas e outras formas de fazer deve ser sempre um desígnio do empresário. A sustentabilidade do negócio, tendo em conta a crescente exigência e a globalização do mercado, sejam através da captação de novos clientes e parceiros, tem de ser sempre projetada com medidas de médio-longo prazo.
Em Setembro estaremos de volta com novas ideias e abordagens para que possamos criar nos empresários dúvidas e questões para o desenvolvimento do seu negócio ou empresa.
Boas férias!