A vida empresarial é assente numa ideia de negócio que deve sempre visar a nossa capacidade de responder a uma necessidade do mercado.
As empresas e/ ou negócios sejam eles desenvolvidos de forma individual ou coletiva , têm sempre um fator que os distingue: a capacidade de ser e fazer diferente dos concorrentes.
A resposta a esta questão encontra-se na individualidade que cada empreendedor coloca ao serviço do seu negócio. O mercado português tem uma predominância de empresas de pequena dimensão, em que uma grande parte das vezes se confundem a marca empresarial com a marca pessoal e individual do empreendedor.
Em termos financeiros, e operacionais, as empresas deveriam ter por base a sua atividade num plano de atividades objetivo onde são definidas as diferentes atividades e propostas da empresa para pelo menos três exercícios económicos futuros.
Este plano de atividades é constituído por um conjunto de informação substantiva e descritiva, que naturalmente tem de ser traduzida em números. Os negócios e as empresas não subsistem apenas com uma ideia, mas sim com um plano sustentado onde todos os aspetos são objeto de análise.
A tradução financeira do plano de atividades faz-se no orçamento das atividades, onde são descritos os diferentes recursos que serão necessários para a atividade. Este orçamento deve ser cuidadosamente construído, com base em informação histórica ,sempre com um olhar no futuro sendo definidos os objetivos a que empresa se propõe atingir.
Importante que o orçamento preveja todos os custos e proveitos projetados num período específico, de forma mais descritiva possível que permita a sua medição e a sua leitura no contexto da atividade desenvolvida.
Mas o orçamento tem também um momento de avaliação que o torna importante na proporção da capacidade de medir e corrigir as atividades por forma a garantir os objetivos que a empresa se propôs quando o definiu.
Anualmente, no lançamento ou na mudança devemos procurar sempre preparar o futuro da nossa empresa e/ ou negócio. Estaremos mais perto de garantir o sucesso com a preparação prévia.
Bons orçamentos com objetivos garantem boas execuções!